segunda-feira, 2 de outubro de 2006
Sem sobreviventes no pior acidente aéreo da aviação brasileira até 2007

De cima só é possível enxergar alguns pedaços de fuselagem. O restante dos destroços está espalhado por uma aérea imensa e encoberta pela floresta. Imagem mais fiel ao acidente que matou 154 pessoas é uma foto, tirada logo após a chegada da primeira equipe de resgate, que mostra o que restou do trem de pouso.
"Muito pior do que qualquer um de nós poderia imaginar. O resgate vai ser muito difícil, muito trabalhoso. As possibilidades de resgatar muita gente são muito pouco prováveis", diz o comandante da operação, Brigadeiro Jorge Kersul.
Ontem, os 60 militares da FAB, que participam da operação de busca, passaram o dia tentando
melhorar o acesso para o pouso dos helicópteros na área onde caiu o avião. Conseguiram no fim do dia quando uma aeronave pousou e recebeu os dois primeiros corpos que foram levados para uma fazenda que serve como ponto de apoio da operação, e depois, levados para a Base Aérea do Cachimbo.
Os policiais que comandam a operação dizem quem é impossível prever quando as equipes de resgate vão conseguir remover todos os corpos. A única certeza é que não mais a esperança de encontrar sobreviventes.
"Os técnicos da área de investigação de acidente chegaram aqui, foram até o ponto em que acharam o pedaço maior do avião, e avaliando a situação daquele pedaço, a circunstância em que foi encontrado e dentro da experiência que o pessoal tem, então, descartou-se a possibilidade de encontrar sobreviventes", explica o oficial de comunicação da FAB, Jorge Amaral.
Há, ainda, muitas dúvidas sobre essa tragédia. O resultado das análises sai em 90 dias. Alguns especialistas acreditam em falha humana.
Caixa-preta do Legacy segue para investigação
A comissão de investigação formada pela FAB e pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) confirmam que as duas aeronave se chocaram no ar.
"O que dá para informar é que houve a colisão. Eu não posso dar um prazo nenhum sem que a gente encontre as caixas-pretas da Gol para poder cruzar os dados e a partir disso, ter maiores elementos", afirma a diretora da Anac, Denise Abreu.

Especialistas da aviação que é cedo para dizer o que pode ter acontecido, mas acreditam em falha humana. Acreditam que a falha humana pode ter sido dos pilotos americanos do Legacy. "Sem dúvida nehuma, eu diria que nenhum dos esquipamentos apresentou problema. Deve ter sido fundamentalmente uma falha
pessoal. Infelizmente, a imensa maioria dos acidentes é provocada por falha pessoal", comenta o engenheiro aeronáutico Ozires Silva.
pessoal. Infelizmente, a imensa maioria dos acidentes é provocada por falha pessoal", comenta o engenheiro aeronáutico Ozires Silva.
O sete passageiros e tripulantes do Legacy prestaram esclarecimentos à Polícia Civil de Mato Grosso ainda no sábado. Eles foram levados para São José dos Campos, em São Paulo, na manhã de domingo. As duas caixas-pretas do jato executivo também forma junto para serem avaliadas. Uma das caixas grava a comunicação entre os pilotos e a outra, os dados de vôo do avião.
O jornalista do "The New York Times", Joe Sharkey, que estava no Legacy, embarcou no fim da noite de domingo para os Estados Unidos. De acordo com a Anac, os outros passageiros e os dois pilotos serão ouvidos em São José dos Campos nos próximos dias por técnicos da agência. Os passaportes dos dois pilotos do Legacy, Joseph Lepore e Jan Paladino, foram apreendidos pela polícia civil e os dois deverão responder por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar.
VÔO TAM 3054
quarta-feira, 18 de Julho de 2007
A pista principal de Congonhas passou por uma série de reformas e deveria conter uma séria de ranhuras para ajudar a frear o avião, principalmente quando a pista está molhada. Ontem, eram intensas as conversações entre pilotos e controladores de tráfego aéreo apontando que a pista do Aeroporto de Congonhas estava provocando derrapagens nos aviões.
VÔO TAM 8095
segunda-feira, 25 de maio de 2009
Avião da TAM sofre forte turbulência e deixa 21 feridos
Uma turbulência em um voo da TAM que vinha de Miami, nos Estados Unidos, deixou 21 feridos na noite desta segunda-feira (25), em Guarulhos, na Grande São Paulo, segundo informações da Infraero e da empresa.
O problema aconteceu no voo 8095, que decolou de Miami às 12h11 (horário brasileiro), com 154 passageiros a bordo, e pousou às 19h35 no aeroporto de Cumbica. A turbulência, segundo a Infraero, ocorreu meia hora antes do pouso.
Cinco passageiros foram atendidos no posto médico do aeroporto; quatro, no Hospital Geral de Guarulhos; um, no hospital Carlos Chagas; um, no hospital Maria Dirce Guarulhos; um, no Hospital Municipal de Urgência de Guarulhos e um, no hospital Albert Einstein, em São Paulo.
As pessoas atendidas no posto médico de Cumbica já foram liberadas.
VÔO AIR FRANCE 447
segunda-feira, 1 de Junho de 2009
Avião da Air France desaparece sobre o Atlântico após decolar do Rio
PARIS, França, 1 Jun 2009 (AFP) - Um Airbus da Air France com 228 pessoas a bordo que fazia a viagem entre Rio de Janeiro e Paris desapareceu dos monitores de radar nesta segunda-feira quando sobrevoava o Oceano Atlântico, provavelmente depois de ter sido fulminado por um raio, segundo a hipótese com que trabalha a companhia aérea francesa.
"Trata-se provavelmente de uma tragédia aérea. Toda a companhia pensa nos familiares, com os quais compartilha a dor", disse o diretor-geral da Air France, Pierre-Henri Gourgeon, em entrevista à imprensa no aeroporto parisiense de Roissy, onde deveria ter pousado o avião.
A hipótese mais provável para o desaparecimento do radar do Airbus A330 é que a aeronave tenha sido atingida por um raio, afirmou Francois Brousse, diretor de Comunicação da companhia aérea francesa.
"O mais provável é que o avião tenha sido atingido por um raio", declarou Brousse à imprensa.
"O avião entrou em uma zona de tempestades com fortes turbulências, que provocaram falhas", acrescentou.
O Airbus entrou na zona de tempestade às 2H00 GMT (23H00 de Brasília, domingo) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2H14 GMT (23H14 de Brasília), informou a Air France.
Em declarações à AFP, o ministro francês de Transportes, Jean-Louis Borloo, precisou que a maioria de passageiros eram brasileiros. Pelo menos 40 franceses e 25 alemães estavam no aparelho.
Previamente, Borloo havia descartado a possibilidade de sequestro privilegiando a "hipótese de acidente".
O aperelho "não foi detectado pelo controle aéreo marroquino", afirmou uma fonte oficial do
Marrocos, cujo espaço aéreo deveria ter sido cruzado pelo avião.
A Air France afirmou ter detectado "avaria do circuito elétrico" às O2H14 GMT.
A aeronave levava 216 passageiros - 126 homens, 82 mulheres, sete crianças e um bebê - e 12 tripulantes a bordo.
Uma fonte aeroportuária em Paris informou que o avião desapareceu dos radares às 6H00 GMT (3H00 de Brasília), sobre o Oceano Atlântico, depois de ter afirmado, num primeiro momento, que havia desaparecido perto da costa brasileira.
O avião, um Airbus A330, decolou do Rio de Janeiro às 19H00 de domingo e deveria pousar às 11H10 de Paris (6H10 de Brasília) no aeroporto Charles de Gaulle.
Entre Rio e Paris são 9.145 km e o voo dura aproximadamente 10 horas e 20 minutos, quase todo sobre o Atlântico.
Outra fonte do aeroporto parisiense declarou à AFP que não há nenhuma esperança para o avião da
Air France.
"Em sua última comunicação, o capitão de bordo afirmou que aconteceram turbulências e depois o contato foi perdido", afirmou esta fonte, que pediu anonimato.
Aviões da Força Aérea do Brasil iniciaram as buscas à aeronave a partir da ilha de Fernando de Noronha, informou a Aeronáutica.
Um porta-voz da Aeronáutica explicou que a aeronave já não foi vista pelos radares na Ilha do Sal, no Oceano Atlântico, e por isto a Força Aérea foi mobilizada para iniciar as operações de busca.
"Quando as aeronaves cruzam o Atlântico, fazem contatos por rádio para informar sua posição. O último contato deste avião aconteceu à 1H30 GMT (22h30 de Brasília). Outro contato por rádio foi programado para as 2H20, mas já esta comunicação já não foi possível", afirmou o porta-voz.
A Aeronáutica então iniciou uma busca eletrônica da aeronave, tentando diversas frequências de rádio. Quando o avião não foi detectado pelo radar da Ilha do Sal, a Força Aérea decidiu preparar a operação de busca e salvamento.
A Força Aérea enviou dois aviões para sobrevoar a zona do Oceano Atlântico ao noroeste da ilha de Fernando de Noronha. Uma das aeronaves decolou do aeroporto de Salvador e outra de uma base aérea de Recife.
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, pediu ao governo que faça todo o possível para encontrar o rastro do avião, anunciou o Palácio do Eliseu, sede da presidência francesa.
"Informado esta manhã da perda de contato com um Airbus A330 da Air France, o presidente da República expressou sua profunda inquietação", afirma um comunicado da presidência.
O aeroporto parisiense criou uma célula de crise durante a manhã, assim como o aeroporto Tom Jobim no Rio de Janeiro, que deve receber as famílias dos passageiros e dar informações sobre o vôo.
Helicóptero desaparece com dois a bordo no Amazonas
sábado, 16 de Janeiro de 2010
AERONAVE IA DE MANAUS À CIDADE DE LÁBREA, NO SUL DO ESTADO. EMPRESA PERDEU CONTATO ÀS 17:30 DE SEXTA-FEIRA (15).
Um helicóptero com duas pessoas a bordo desapareceu no final da tarde de sexta-feira (15) entre Manaus e Lábrea, no sul do Amazonas, informou a empresa de táxi aéreo JVC, dona da aeronave.
As operações de busca só devem começar na manhã do domingo, segundo o coordenador de voo da JVC, Anderson Cavalieri.
De acordo com ele, chovia forte na região na hora do desaparecimento. A bordo estavam o piloto e o mecânico da aeronave.
O Comando Aéreo informou que o modelo da aeronave é uma Esquilo AS50, prefixo PT-HLE como este ao lado.
A Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) e o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) já foram comunicados.
Brasil está pronto para uso de celulares durante vôos
sexta-feira, 22 de Janeiro de 2010
SISTEMA VIA SATÉLITE É ATIVADO QUANDO SINAL DE DESATAR O CINTOS APARECE. A TROCA DE MENSAGENS OU E-MAILS E O ACESSO À INTERNET É LIMITADO.
O Brasil está pronto para permitir o uso de telefone celular a bordo de aviões em voo, depende de aprovação da Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil.
Esse seria o elo que falta para a revolução da conexão móvel. O Jornal da Globo caiu na estrada e continua conectado.
“Estou conversando com meus amigos que estão no Rio. Estou em São Francisco conversando com eles pela internet dentro do automóvel”, relata o jornalista Jorge Pontual.
O segredo está no porta-malas: um roteador de sinal para carros. O aparelho funciona conectado a rede de telefonia celular 3G.
Anac habilita seis empresas para operar novos vôos em Congonhas
segunda-feira, 25 de Janeiro de 2010
AZUL, WEBJET E NHT PASSARÃO A TER HORÁRIOS NO AEROPORTO. DISTRIBUIÇÃO DE NOVOS VÔOS OCORRERÁ NO DIA 1° DE FEVEREIRO.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta segunda-feira (25) que três novas companhias aéreas estão habilitadas para operar voos no aeroporto de Congonhas, em São Paulo: Azul, NHT e Webjet.
Em comunicado, a agência informou que habilitou seis empresas para participar da redistribuição de slots (horários de pouso ou decolagem) para novos voos no aeroporto de Congonhas: as "estreantes" Azul, NHT e Webjet, além de Gol/Varig, OceanAir e TAM, que já atuam no aeroporto.
As aéreas devem participar do processo de escolha dos horários disponíveis na próxima segunda-feira (1), em sessão pública que acontecerá no auditório da Anac em Brasília.
"A redistribuição dos slots vai permitir que mais empresas operem no aeroporto mais rentável do país", afirmou a Anac em comunicado.
Os destinos a serem operados ficam a critério das companhias aéreas e não estão atrelados aos horários dos voos.
Trip e Pantanal, que também anunciaram interesse nos horários, não foram habilitadas porque, segundo a Anac, não apresentaram "os índices mínimos de 80% de regularidade e pontualidade, ou não comprovaram patrimônio líquido positivo".
Cada empresa escolherá horários entre os slots disponíveis. A ordem da escolha foi sorteada entre companhias que já voam em Congonhas e será a seguinte: OceanAir, que define um horário de pouso e outro de decolagem; seguida pela Gol/Varig e depois TAM.
Depois dessa rodada, a escolha entre companhias que não atuam em Congonhas ocorrerá em ordem definida em sorteio a ser realizado no dia da redistribuição.
De acordo com a Anac, as companhias terão 30 dias após a distribuição para iniciar os voos; "do contrário, os slots serão redistribuídos".
VÔO TAM 3054
quarta-feira, 18 de Julho de 2007
Tragédia do vôo 3054 anunciada
A aeronave, um Airbus A320 da TAM pousou em Congonhas às 18:51 do dia 17 de Julho. Na hora do toque no solo, a aeronave deveria acionar os freios aerodinâmicos (ou spoilers), no entanto, isso não aconteceu. O Airbus não
acionou
também o reversor direito. Para frear, um avião precisa de três sistemas de freaegem: freios nos pneus, reversores nas turbinas e spoiler. O spoiler é o principal sistema de freagem, sem ele uma aeronave demora muito para frear totalmente. A Airbus em seu relatório, disse ter sido culpa dos pilotos da TAM, já os investigadores dizem ter sido culpa da aeronave.
acionou

As contribuições para o acidente foram: pista molhada e sem ranhuras, chuva, pista pequena, e o principal de tudo, problemas no avião.
Gravação da caixa-preta do vôo 3054:
18:51
Co-piloto: reverso n° 1 apenas
Co-piloto: spoilers nada
Piloto: Aaiii!
Piloto: Olha isso!
Co-piloto: Desacelera! Desacelera!
Piloto: Não dá, não dá!
Piloto: Oh, meu Deus! Oh, meu Deus!
Co-piloto: Vai, vai, vai, vira, vira, vira, vira!
Co-piloto: Vira, vira, para... não, vira, vira!
A agência afirmou que apesar do aumento do número de empresas, Congonhas manterá o limite de pousos e decolagens estabelecido em 2007, após o acidente com o voo da TAM que matou 199 pessoas. Assim, o aeroporto na capital paulista seguirá, no máximo, com 30 pousos ou decolagens por hora para a aviação regular.
A Anac anunciou em meados de dezembro que iria redistribuir 412 slots de Congonhas após ter avaliado a regularidade com que os voos eram feitos pelas empresas aéreas que tinham o direito sobre esses pousos e decolagens.
A maioria dos slots (317) são aos sábados e domingos e estão disponíveis por não serem usados por nenhuma companhia aérea, conforme a agência reguladora.
Piloto: Oh não!!!A Anac anunciou em meados de dezembro que iria redistribuir 412 slots de Congonhas após ter avaliado a regularidade com que os voos eram feitos pelas empresas aéreas que tinham o direito sobre esses pousos e decolagens.
A maioria dos slots (317) são aos sábados e domingos e estão disponíveis por não serem usados por nenhuma companhia aérea, conforme a agência reguladora.
VÔO TAM 8095
segunda-feira, 25 de maio de 2009
Avião da TAM sofre forte turbulência e deixa 21 feridos

O problema aconteceu no voo 8095, que decolou de Miami às 12h11 (horário brasileiro), com 154 passageiros a bordo, e pousou às 19h35 no aeroporto de Cumbica. A turbulência, segundo a Infraero, ocorreu meia hora antes do pouso.
Cinco passageiros foram atendidos no posto médico do aeroporto; quatro, no Hospital Geral de Guarulhos; um, no hospital Carlos Chagas; um, no hospital Maria Dirce Guarulhos; um, no Hospital Municipal de Urgência de Guarulhos e um, no hospital Albert Einstein, em São Paulo.
As pessoas atendidas no posto médico de Cumbica já foram liberadas.
VÔO AIR FRANCE 447
segunda-feira, 1 de Junho de 2009
Avião da Air France desaparece sobre o Atlântico após decolar do Rio

"Trata-se provavelmente de uma tragédia aérea. Toda a companhia pensa nos familiares, com os quais compartilha a dor", disse o diretor-geral da Air France, Pierre-Henri Gourgeon, em entrevista à imprensa no aeroporto parisiense de Roissy, onde deveria ter pousado o avião.
A hipótese mais provável para o desaparecimento do radar do Airbus A330 é que a aeronave tenha sido atingida por um raio, afirmou Francois Brousse, diretor de Comunicação da companhia aérea francesa.
"O mais provável é que o avião tenha sido atingido por um raio", declarou Brousse à imprensa.
"O avião entrou em uma zona de tempestades com fortes turbulências, que provocaram falhas", acrescentou.

Em declarações à AFP, o ministro francês de Transportes, Jean-Louis Borloo, precisou que a maioria de passageiros eram brasileiros. Pelo menos 40 franceses e 25 alemães estavam no aparelho.
Previamente, Borloo havia descartado a possibilidade de sequestro privilegiando a "hipótese de acidente".
O aperelho "não foi detectado pelo controle aéreo marroquino", afirmou uma fonte oficial do
Marrocos, cujo espaço aéreo deveria ter sido cruzado pelo avião.
A Air France afirmou ter detectado "avaria do circuito elétrico" às O2H14 GMT.
A aeronave levava 216 passageiros - 126 homens, 82 mulheres, sete crianças e um bebê - e 12 tripulantes a bordo.
Uma fonte aeroportuária em Paris informou que o avião desapareceu dos radares às 6H00 GMT (3H00 de Brasília), sobre o Oceano Atlântico, depois de ter afirmado, num primeiro momento, que havia desaparecido perto da costa brasileira.
O avião, um Airbus A330, decolou do Rio de Janeiro às 19H00 de domingo e deveria pousar às 11H10 de Paris (6H10 de Brasília) no aeroporto Charles de Gaulle.

Outra fonte do aeroporto parisiense declarou à AFP que não há nenhuma esperança para o avião da
Air France.
"Em sua última comunicação, o capitão de bordo afirmou que aconteceram turbulências e depois o contato foi perdido", afirmou esta fonte, que pediu anonimato.
Aviões da Força Aérea do Brasil iniciaram as buscas à aeronave a partir da ilha de Fernando de Noronha, informou a Aeronáutica.
Um porta-voz da Aeronáutica explicou que a aeronave já não foi vista pelos radares na Ilha do Sal, no Oceano Atlântico, e por isto a Força Aérea foi mobilizada para iniciar as operações de busca.
"Quando as aeronaves cruzam o Atlântico, fazem contatos por rádio para informar sua posição. O último contato deste avião aconteceu à 1H30 GMT (22h30 de Brasília). Outro contato por rádio foi programado para as 2H20, mas já esta comunicação já não foi possível", afirmou o porta-voz.
A Aeronáutica então iniciou uma busca eletrônica da aeronave, tentando diversas frequências de rádio. Quando o avião não foi detectado pelo radar da Ilha do Sal, a Força Aérea decidiu preparar a operação de busca e salvamento.
A Força Aérea enviou dois aviões para sobrevoar a zona do Oceano Atlântico ao noroeste da ilha de Fernando de Noronha. Uma das aeronaves decolou do aeroporto de Salvador e outra de uma base aérea de Recife.
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, pediu ao governo que faça todo o possível para encontrar o rastro do avião, anunciou o Palácio do Eliseu, sede da presidência francesa.
"Informado esta manhã da perda de contato com um Airbus A330 da Air France, o presidente da República expressou sua profunda inquietação", afirma um comunicado da presidência.
O aeroporto parisiense criou uma célula de crise durante a manhã, assim como o aeroporto Tom Jobim no Rio de Janeiro, que deve receber as famílias dos passageiros e dar informações sobre o vôo.
Helicóptero desaparece com dois a bordo no Amazonas
sábado, 16 de Janeiro de 2010
AERONAVE IA DE MANAUS À CIDADE DE LÁBREA, NO SUL DO ESTADO. EMPRESA PERDEU CONTATO ÀS 17:30 DE SEXTA-FEIRA (15).
Um helicóptero com duas pessoas a bordo desapareceu no final da tarde de sexta-feira (15) entre Manaus e Lábrea, no sul do Amazonas, informou a empresa de táxi aéreo JVC, dona da aeronave.
As operações de busca só devem começar na manhã do domingo, segundo o coordenador de voo da JVC, Anderson Cavalieri.

O Comando Aéreo informou que o modelo da aeronave é uma Esquilo AS50, prefixo PT-HLE como este ao lado.
A Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) e o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) já foram comunicados.
Brasil está pronto para uso de celulares durante vôos
sexta-feira, 22 de Janeiro de 2010
SISTEMA VIA SATÉLITE É ATIVADO QUANDO SINAL DE DESATAR O CINTOS APARECE. A TROCA DE MENSAGENS OU E-MAILS E O ACESSO À INTERNET É LIMITADO.
O Brasil está pronto para permitir o uso de telefone celular a bordo de aviões em voo, depende de aprovação da Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil.
Esse seria o elo que falta para a revolução da conexão móvel. O Jornal da Globo caiu na estrada e continua conectado.
“Estou conversando com meus amigos que estão no Rio. Estou em São Francisco conversando com eles pela internet dentro do automóvel”, relata o jornalista Jorge Pontual.
O segredo está no porta-malas: um roteador de sinal para carros. O aparelho funciona conectado a rede de telefonia celular 3G.
Anac habilita seis empresas para operar novos vôos em Congonhas
segunda-feira, 25 de Janeiro de 2010
AZUL, WEBJET E NHT PASSARÃO A TER HORÁRIOS NO AEROPORTO. DISTRIBUIÇÃO DE NOVOS VÔOS OCORRERÁ NO DIA 1° DE FEVEREIRO.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta segunda-feira (25) que três novas companhias aéreas estão habilitadas para operar voos no aeroporto de Congonhas, em São Paulo: Azul, NHT e Webjet.
As aéreas devem participar do processo de escolha dos horários disponíveis na próxima segunda-feira (1), em sessão pública que acontecerá no auditório da Anac em Brasília.
"A redistribuição dos slots vai permitir que mais empresas operem no aeroporto mais rentável do país", afirmou a Anac em comunicado.
Os destinos a serem operados ficam a critério das companhias aéreas e não estão atrelados aos horários dos voos.
Trip e Pantanal, que também anunciaram interesse nos horários, não foram habilitadas porque, segundo a Anac, não apresentaram "os índices mínimos de 80% de regularidade e pontualidade, ou não comprovaram patrimônio líquido positivo".
A distribuição

Depois dessa rodada, a escolha entre companhias que não atuam em Congonhas ocorrerá em ordem definida em sorteio a ser realizado no dia da redistribuição.
De acordo com a Anac, as companhias terão 30 dias após a distribuição para iniciar os voos; "do contrário, os slots serão redistribuídos".